MURETE

Os muretes são estruturas de pedras soltas sobrepostas na vertical (sem argamassa para as unir) que se encontram localizados nas curvas de nível, mais especificamente na base das vertentes com declive inferior a 20%. Os muretes trazem vantagens para a biodiversidade, para a conservação dos solos e para a redução da erosão, uma vez que criam uma zona de redução da velocidade de escorrência da água. A nível de biodiversidade são excelentes abrigos para a fauna, como insetos, anfíbios, repteis e mamíferos, acabando por reduzir a predação sobre estes.

Murete 01.jpg
6.Estetico.png
Murete 02.jpg
1.Abelhas_Prancheta 1.png
3.Aves.png
5.Borboletas.png
6.Fungo.png
8.Liquenes.png
10.Musgo.png
11.Repteis.png
16.Pequenos Mamiferos.png
  • Idade da parede (tempo desde a construção/reparação) – os muretes de pedra que não foram perturbados são os melhores para a biodiversidade. Os muretes de pedra mais antigos são mais favoráveis para os fungos e musgos e os hepáticos – especialmente se tiverem um substrato orgânico (pó, solo soprado pelo vento e matéria vegetal em decomposição). Os muretes que são antigos, desgastados e bem estabelecidos na paisagem tendem a ser esteticamente mais atrativos e acrescentam valor ao património natural das áreas.

  • Estado de conservação dos muros – os muretes de pedra em boas condições são melhores para a biodiversidade. As paredes de pedra que se encontram em bom estado de conservação são mais favoráveis para fungos, musgos e hepáticas. As paredes de pedra que estão em bom estado de conservação tendem a ser esteticamente mais atrativas e acrescentarão um maior valor ao património natural das áreas.

  • Material de parede de pedra – o tipo de pedra é um determinante importante do tipo de comunidade vegetal encontrada nas paredes. As paredes que são compostas por pedras calcárias têm geralmente uma flora relativamente rica, incluindo fetos e líquenes, em comparação com muretes construídos com outros materiais.

  • Período típico de manutenção dos muros de pedra – a manutenção é melhor ser realizada entre os períodos de agosto a outubro, para evitar os períodos de nidificação das aves.

 

Logo_CROP_RESIZE.jpg

VOLTAR