POUSIO

São áreas de terra arável, com cobertos naturais de herbáceas ou arbustivas, onde não há produção agrícola no intervalo das rotações culturais. Os pousios podem ser mais ou menos longos por ciclos anuais em função da qualidade dos solos – quanto melhor for a qualidade do solo menor será o tempo de pousio.

6.Estetico.png
8.Polinização.png
5.Pragas.png
4.Erosão.png
2.Anfibios_Prancheta 1.png
14.Mamiferos.png
9.Morcegos.png
1.Abelhas_Prancheta 1.png
7.Invertebrados.png
3.Aves.png
11.Repteis.png
16.Pequenos Mamiferos.png
  • O solo descoberto não representa um habitat de qualidade para os anfíbios. A qualidade de habitat é reforçada pela presença de vegetação que porventura  aumenta a diversidade estrutural, tal como gramíneas numa mistura de ervas semeadas com um corte mínimo, ou áreas de regeneração natural uma vez que a vegetação se tenha estabelecido. Solos descobertos proporcionam potenciais áreas de base para répteis, mas apenas se estiverem localizados nas proximidades de áreas de vegetação arbórea e arbustiva visto que estas fornecem abrigo e ensombramento. Grandes áreas de solo descoberto, predominante solo nu, não proporcionam um habitat favorável a qualquer espécie.

  • Misturas de plantas que contêm plantas com floração apropriada (e devidamente escalonada) atraem potencialmente insetos polinizadores que, não só, são fonte de alimento para aves insectívoras como potenciam os serviços de polinização da exploração (é espectável que exista um aumento potencial de produtividade das culturas adjacentes). As misturas de flores silvestres que contêm espécies com uma corola longa e cor de flor clara são favoráveis às traças, que consequentemente são uma fonte de alimentos para os morcegos que se alimentam durante a noite. Uma maior frequência de lavoura, diminui a favorabilidade do habitat.

 

  • As misturas de gramíneas semeadas com plantas floríferas fornecem; potenciais locais para algumas espécies de abelhas, ou a presença de pequenos ninhos de mamíferos que também podem ser utilizados pelas abelhas; habitat favorável para insetos, aves insectívoras e pequenos mamíferos (tornando-se por isso uma fonte de alimento potencial para aves de rapina); e locais de hibernação para várias espécies de insetos (fonte de alimento para aves insectívoras) e predadores de insetos (potenciais pragas das culturas). A lavoura frequente diminui a favorabilidade do habitat.

Logo_CROP_RESIZE.jpg

VOLTAR